Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, Seminário de Discentes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu

Tamanho da fonte: 
FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E ATUAÇÃO DE MULHERES NAS ÁREAS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI)
Daniela Teixeira Rezende, Raquel Quirino

Última alteração: 2016-09-30

Resumo


O tema abordado é uma proposta de projeto de pesquisa que tem como objetivo analisar a formação e qualificação profissional das mulheres nas áreas de TI, sua inserção e ascensão nessa área de trabalho.
Identificar os cursos que formam os/as profissionais de TI, as áreas de atuação após a conclusão e o número de mulheres inscritas e concluintes em cada curso nos últimos dez anos. Analisar os fatores que determinam a escolha das mulheres pelo curso na área de TI, as expectativas no início do curso sobre a sua atuação no mercado de trabalho e como tem sido a inserção das mulheres no mercado de trabalho. Verificar as áreas de maior atuação feminina no mercado de trabalho, os limites, dificuldades e possibilidades de ascensão na carreira.
Desta forma, espera-se contribuir para a reflexão acerca das relações de gênero, tanto na área de formação profissional, quanto de atuação dos/as profissionais de TI, de forma a incentivar uma participação mais igualitária dos gêneros. Identificar e analisar os avanços ocorridos e as dificuldades ainda vigentes para as mulheres que desejam optar por essa carreira.
Pesquisas que estimulem o debate acadêmico e que visem dar visibilidade à participação feminina em áreas científicas e tecnológicas se fazem necessárias, na medida em que derrubam estereótipos, incentivam meninas em processo de formação a escolher tais carreiras e objetivam lograr uma mudança social de forma que as diferenças não sejam traduzidas em desigualdades.

Palavras-chave


Mulheres na TI. Formação das Mulheres de TI. Relação de Gênero.