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A MODA NOS ESTUDOS DO CAMPO DA CULTURA DE CONSUMO
Verônica Fujise Pereira, Ronan Torres Quintão

Última alteração: 2016-09-19

Resumo


No campo da cultura de consumo os estudos sobre moda têm sido frequentes com o intuito de compreender o comportamento do consumidor e a dinâmica do mercado. A moda é um sistema complexo de significados culturais e pode ser abordada a partir de diversas perspectivas, tais como: construção de identidades individuais e coletivas, processos de estigmatização e desestigmatização, economia estética, dinâmicas de mercado e tensões dialéticas quanto ao perfil dos consumidores. Investigar essa variedade de perspectivas sobre o conceito da moda se torna relevante para o entendimento do comportamento do consumidor e da formação dos mercados. Portanto, o objetivo desse estudo é revisar e analisar a literatura sobre moda no campo de pesquisa da cultura de consumo. Para se atingir tal objetivo, foi realizada uma revisão bibliográfica das publicações dos principais periódicos nacionais e internacionais da área de Marketing e CCT que investigaram o contexto da moda. Foram encontrados 35 artigos e a análise desses estudos foi realizada a partir de alguns elementos relevantes para a CCT, como campos temáticos, aportes teóricos, contextos estudados, metodologias adotadas, bem como a análise sobre o papel do consumidor no mercado e o uso do discurso da moda na construção de identidades individuais e coletivas. Dessa forma, a pesquisa amplia o entendimento sobre o conceito de moda, incorporando uma revisão dos estudos realizados ao campo da cultura de consumo.

Palavras-chave


Moda. Cultura de Consumo.