Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, Seminário de Discentes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu

Tamanho da fonte: 
IMPACTOS DA APLICAÇÃO DA TÉCNICA “VOLT-VAR CONTROL” (VVC) PARA CONSERVAÇÃO DE ENERGIA POR REDUÇÃO DE TENSÃO E DO DESPACHO ECONÔMICO DE FONTES DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDAS FOTOVOLTAICAS E TÉRMICAS NO SISTEMA ELÉTRICO DE POTÊNCIA
Herberth Gonçalves Fabricio, Patricia Romeiro da Silva Jota

Última alteração: 2016-09-21

Resumo


Este trabalho apresenta um estudo através de vários casos de simulação no MATLAB sobre o despacho econômico (DE) de fontes de geração distribuídas térmicas e fotovoltaicas (PV) utilizando modelo clássico e probabilístico fundamentado na função de densidade de probabilidade que caracteriza a variação da velocidade do vento. O problema é resolvido numericamente com o Método de Newton-Raphson tanto para o fluxo quanto para o despacho de potência. Como diferencial tem-se a aplicação e analises do impacto da técnica de conservação de energia por redução/controle de tensão e fator de potência (CVR) verificando a influência do modelo de carga estático ZIP para cargas residenciais e industriais e ainda a influência do tipo de geração distribuída adotado. A inclusão da PV proporcionou que o perfil aproximasse mais de 1 pu, mas que fosse menos horizontal, ou seja, independentemente dos outros parâmetros a inclusão da PV fez com que as perdas aumentassem, mas que o consumo diminuísse. Os casos com DE apresentam perfis de tensão mais horizontais, portanto menor circulação de correntes e perdas em relação aos casos com DE e CVR. Já estes casos apresentam tensão das barras com maior proximidade em relação a tensão base, 1 pu, portanto apresentam cargas com menor consumo. Através dos casos conclui-se que, quanto é aplicada a técnica CVR o tipo de geração com geração de reativo com valores iniciais apresenta melhor desempenho em relação ao custo de geração, geração e consumo.

Palavras-chave


Conservação de Energia. Despacho Econômico. Função Densidade de Probabilidade de Weibull. Modelo Estático ZIP. Newton-Rapshon.