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A CONFIABILIDADE EM TESTE DE PROFICIÊNCIA ORAL: O CASO DO EXAME CELPE-BRAS
Última alteração: 2016-10-03
Resumo
As discussões relativas ao ensino e à pesquisa em português como língua estrangeira (PLE) promovem reflexões sobre os aspectos do processo de avaliação. Com o foco no exame que confere o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) e, com base nos estudos de McNamara (1996, 2000) e Brown (2005), serão apresentados os resultados parciais de uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento, que objetiva discutir aspectos relativos à atribuição de notas da prova oral do exame, uma entrevista de vinte minutos. Entendendo que a conduta do entrevistador pode interferir no desempenho do examinando, foram selecionadas algumas entrevistas do exame Celpe-Bras para que fossem reavalidas por terceiros avaliadores, na figura de um rater. Nessa reavaliação, buscou-se compreender que aspectos da interação influenciaram a atribuição das notas. Pretende-se, portanto, com esta pesquisa: propor algumas reflexões sobre o comportamento do entrevistador, sobre o entendimento dos avaliadores a respeito da grade de avaliação e sobre o construto do exame, contribuindo, assim, para as discussões sobre confiabilidade do Celpe-Bras.
Palavras-chave
Teste de proficiência oral. Exame Celpe-Bras. Avaliação de proficiência. Confiabilidade.